Vocês já devem ter pensado como capturar uma janela ou uma tela do Windows ou de outros programas, como quando acompanham os tutoriais e estão lá as telas para ilustar, existem diversas maneiras para se fazer isso vejamos algumas dicas:

No Windows XP:

Não precisa de nenhum programa, pois, é uma função já inserida no próprio Windows XP e em outros sistemas operacionais!

Existe uma tecla no teclado chamada Print Screen ou PrtScr ela fica o lado direito do teclado depois das F11, F12 achou ai?.

Então agora vamos aprender a usa-lá:

Quem não sabe qual é a tecla Shift é só olhar que ela fica acima da tela Ctrl e às vezes vem grafada como uma seta para cima.

Bom você pode estar dizendo: Que enganação apertei as teclas e não aconteceu nada!

Aconteceu sim! A sua captura foi armazenada na área de transferência, basta você abrir o paint (paint brush) que é o programa para edição de imagens fornecido com o Windows e colar, se não sabe onde fica o paint é só ir em INICIAR depois em PROGRAMAS depois em ACESSORIOS e finalmente no PAINT. Para colar use EDITAR depois COLAR ou simplesmente Ctrl + V

No Windows Vista

Ainda mais fácil e prático o Windows Vista vem com aplicativo chamado SnippingTool, para ativa-lo basta ir ao menu iniciar e digitar na caixa de pesquisa: SnippingTool. O programa é razoavelmente bom permitindo a captura de várias maneiras, você consegue capturar desde telas e janelas inteiras até blocos retangulares e mesmo recortes irregulares da tela, além de poder enviar as imagens como anexo de mensagens do seu email ou simplesmente gravar no HD. Outra função é editar as imagens com suas ferramentas que são um pouco limitadas mas são úteis.

Suas funcionalidades ficam por ai se você deseja uma captura para fins mais profissionais deve usar um programa especifico para tal fim existe uma lista grande de programas gratuitos que capturam, permitem edição e tratamento das imagens a escolha realmente tem de ser compatível com sua necessidade vou analisar alguns destes programas e no futuro prometo postar para vocês!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *